ÚLTIMAS POSTAGENS

12 de agosto de 2015

O VERDADEIRO SHABAT – PARTE 1 - CALENDÁRIO GREGORIANO X CALENDÁRIO HEBRAICO




“GUARDARÃO, POIS, O SÁBADO (SHABAT) OS FILHOS DE ISRAEL, CELEBRANDO-O NAS SUAS GERAÇÕES COMO PACTO PERPÉTUO.” 
(ÊXODO 31:16)



Irmãos, na Sagrada Escritura deixa claro para examinarmos a própria Escritura. Porém, há algo que infelizmente está desviando totalmente o foco da Verdade, principalmente em relação à observação da GUARDA DO SHABAT, e acaba surgindo algumas dúvidas, porém com a sabedoria que o nosso Criador e o nosso Mestre nos dão podemos ser capazes de responder à pergunta:

SE EXISTEM DIVERSOS CALENDÁRIOS, QUAL DEVEMOS SEGUIR E NOS ATENTAR PARA GUARDAR O SHABAT ORDENADO PELO CRIADOR?
Para que possamos compreender, nesta primeira parte citaremos os calendários: Gregoriano x Hebraico, com suas devidas importâncias, comparações, observações e o que mudou durante o tempo:

1º: CALENDÁRIO GREGORIANO (UTILIZADO PELA MAIORIA DOS PAÍSES DO MUNDO, INCLUSIVE O BRASIL, COM EXCEÇÃO DE ALGUNS PAÍSES QUE MANTIVERAM SUAS TRADIÇÕES ‘RELIGIOSAS’, COMO O CASO DO CALENDÁRIO HEBRAICO)



“O calendário gregoriano é um calendário de origem européia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII 1 (1502–1585) em 24 de Fevereiro do ano 1582 pela bula Inter gravíssimas em substituição do calendário Juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100–44 a.C.) em 46 a.C.
Como convenção e por praticidade, o calendário gregoriano é adotado para demarcar o ano civil no mundo inteiro, facilitando o relacionamento entre as nações. Essa unificação decorre do fato de a Europa ter, historicamente, exportado seus padrões para o resto do globo.” (FONTE: WIKIPEDIA)
Muitos estudiosos da Escritura afirmam que por ser um Calendário ‘romanizado’ acredita-se que houve diversas alterações, até mesmo na GUARDA DO SHABAT. Porém, vamos às observações do que esse Calendário Gregoriano mudou ao longo do tempo a partir da sua implantação, e vejamos se houve grandes problemas para nós servos do Altíssimo:

MUDANÇAS APÓS A IMPLANTAÇÃO DO CALENDÁRIO GREGORIANO

1.    Foram omitidos dez dias do calendário Juliano, deixando de existir os dias entre 5 a 14 de outubro de 1582. A bula ditava que o dia imediato à quinta-feira, 4 de outubro, fosse sexta-feira, 15 de outubro.

 
2.    Os anos seculares só são considerados bissextos se forem divisíveis por 400. Desta forma a diferença (atraso) de três dias em cada quatrocentos anos observada no calendário Juliano desaparecem.


3.    Corrigiu-se a medição do ano solar, o ano gregoriano dura em média 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos, ou seja, 27 segundos a mais do que o ano trópico.

CRÍTICAS / PROBLEMAS COM O CALENDÁRIO GREGORIANO

1.    O calendário gregoriano apresenta alguns defeitos, tanto sob o ponto de vista astronômico, como no seu aspecto prático. Por exemplo, o número de dias de cada mês é irregular (28 a 31 dias); além disso, a semana, adotada quase universalmente como unidade laboral de tempo, não se encontra integrada nos meses e muitas vezes ficam repartidas por dois meses diferentes, prejudicando a distribuição racional do trabalho e dos salários.


2.    Outro problema é a mobilidade da data da Páscoa, que oscila entre 22 de março e 25 de abril, perturbando a duração dos trimestres escolares e de numerosas outras atividades econômicas e sociais.

CONSIDERAÇÕES A OBSERVAR DE ACORDO COM A ESCRITURA

1.    O ANO DO CALENDÁRIO NÃO É EQUIVALENTE AO GERAL DESDE A CRIAÇÃO, PORÉM ESTÁ DIVIDIDO ENTRE A PARTIR DO NASCIMENTO DO MESSIAS.

2.    A ESTRUTURA DOS MÊSES, COMO TAMBÉM SEUS RESPECTIVOS NOMES, NÃO SÃO OS CITADOS NA ESCRITURA, ALTERADOS PARA CADA NOME DE UM MÊS SER EM HOMENAGEM A UM ‘DEUS PAGÃO’.

3.    A ORDEM DO CICLO SEMANAL, BASEADO NO CICLO LUNAR, NÃO FOI ALTERADA! PORTANTO, OS DIAS DA SEMANA CONTINUAM OS MESMOS. PORÉM COM APENAS A ALTERAÇÃO DOS NOMES DOS DIAS.

CICLO SEMANAL: DIAS DA SEMANA (CALENDÁRIO GREGORIANO) 
Nº/ ORDEM
Dias da Semana
1
Dies Dominica aut Solis dies (Dia do
Senhor ou Dia do Sol)
2
Lunae dies (Dia da Lua)
3
Martis dies (Dia de Marte)
4
Mercurii dies (Dia de
Mercúrio)
5
Jovis dies (Dia de Júpiter)
6
Veneris dies (Dia de Vénus)
7
Saturni dies (Dia de
Saturno)
 
DIVISÃO DO CALENDÁRIO MENSAL (CALENDÁRIO GREGORIANO)


Mês
Dias
1
31
2
28 ou 29
3
31
4
30
5
31
6
30
7
31
8
31
9
30
10
31
11
30
12
31
























2º: CALENDÁRIO HEBRAICO/JUDAICO (PRESERVADO E EXCLUSIVO DE ISRAEL)




 “Calendário judaico ou hebraico (do hebraico הלוח העברי) é o nome do calendário utilizado dentro do ‘judaísmo’. O povo de Israel utiliza o calendário lunissolar a mais de 3 milênios para determinação das datas de aniversário, falecimento, casamento, festividades, serviços religiosos e outros eventos da comunidade.
O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses.”

(FONTE: WIKIPÉDIA)

Com certeza, de todos os calendários existentes atualmente no mundo, o Calendário Hebraico é o mais próximo, talvez o único exato, da Escritura Sagrada, com base e fundamentos científicos e históricos.
OBSERVAÇÕES DO CALENDÁRIO HEBRAICO

1.            O primeiro mês do calendário hebraico (religioso) e o sétimo do calendário civil era Abib (ou Nisan)

2.            'Mês' em hebraico - חודש, deriva do radical da palavra 'novo' חדש. Isto se dá porque o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de Lua nova. Isso é uma determinação encontrada na Torá (no livro de Shemot).

3.            O ano judaico deve ser periodicamente ajustado ao ciclo solar devido à determinação da Torá de que o mês de Nissan deve cair sempre na primavera (de Israel-hemisfério norte). O equinócio da primavera tem que estar dentro do mês de Nissan.

4.            Para o cálculo do ano judaico, basta acrescentar 3760 ao ano do calendário gregoriano (levando em consideração que nos meses de setembro/outubro, começo do ano judaico, se acrescenta um a mais ao ano corrente). Por exemplo: o ano de 2013 seria o ano de 5773 judaico, mas a partir do dia 05 de setembro de 2013 começa o ano de 5774 judaico.

RESUMO DE CÁLCULO DO CALENDÁRIO HEBRAICO

Para desenvolvermos um cálculo exato do calendário judaico devemos definir 3 características do ano requerido:

1.            Se este ano tem 12 ou 13 meses (chamaremos Shaná Meuberet o ano com 13 meses).

2.            Em que dia da semana cai o primeiro dia do ano, o Rosh Hashaná.

3.            Se os meses de Cheshvan e Kislev têm 29 ou 30 dias.

Assim sendo, podemos determinar se este ano terá 354, 355, 356, 384, 385 ou 386 dias, e com isso construir um calendário completo.

NOMES HEBRAICOS DOS MESES E SEUS CORRESPONDENTES BABILÔNICOS

Número
Hebraico
Duração
Análogo babilônico
Notas
1
30 dias
Nisanu
ou Aviv no Tanakh - Mês em que se comemora a Páscoa Judaica
2
29 dias
Ayaru
ou Ziv no Tanakh
3
30 dias
Simanu
4
29 dias
Du`uzu
5
30 dias
Abu
6
29 dias
Ululu
Mês em que se toca o Shofar
7
30 dias
Tashritu
chamado Eitanim no Tanakh
8
29 ou 30 dias
Arakhsamna
às vezes chamado Marcheshvan (Amargo Cheshvan); chamado de Bul no Tanakh
9
29 ou 30 dias
Kislimu
às vezes chamado Chislev
10
29 dias
Tebetu
11
30 dias
Shabatu
12
30 dias
Adaru
13
29 dias
Adaru
em anos que têm somente 1 Adar, o mês tem 29 dias como Adar II


 CICLO SEMANAL: DIAS DA SEMANA (CALENDÁRIO HEBRAICO)

Nº/ ORDEM
Dia (GREGORIANO)
Hebraico
Nome em hebraico
Abreviação
1
domingo
Yom Rishon
יום ראשון
א'
2
segunda-feira
Yom Sheni
יום שני
ב'
3
terça-feira
Yom Shlishi
יום שלישי
ג'
4
quarta-feira
Yom Reviʻi
יום רביעי
ד'
5
quinta-feira
Yom Ḥamishi
יום חמישי
ה'
6
sexta-feira
Yom Shishi
יום שישי
ו'
7
sábado
Shabat
שבת
שבת

CONCLUSÃO

Comparando os dois calendários: O CALENDÁRIO GREGORIANO (UTILIZADO NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES) X CALENDÁRIO HEBRAICO (ISRAEL) temos então as seguintes conclusões:


1.    A OBSERVÂNCIA DO DIA (DE ACORDO COM A ESCRITURA E O CALENDÁRIO HEBRAICO) INICIA-SE AO PÔR-DO-SOL ATÉ O PÔR-DO-SOL DO DIA SEGUINTE.

“Era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado (SHABAT). Ao cair da tarde” (CAIR DA TARDE OU ENTARDECER SIGNIFICA: AO POR-DO-SOL) MARCOS 15:42

E em Jerusalém habitavam homens de Tiro, os quais traziam peixes e toda sorte de mercadorias, que vendiam no sábado (SHABAT) aos filhos de Judá (YAHUDAH, e em Jerusalém (YAHUSHALAYIM).
Então contendi com os nobres de Judá (YAHUDAH), e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado (SHABAT)?
Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe nosso Criador todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? Contudo vós ainda aumentais a ira sobre Israel, profanando o sábado (SHABAT).
E sucedeu que, ao começar a fazer-se escuro nas portas de Jerusalém, antes do sábado (SHABAt), eu ordenei que elas fossem fechadas, e mandei que não as abrissem até passar o sábado e pus às portas alguns de meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.” (NECHEMYAH – Neemias 13:15-19)

“Desde o pôr-do-sol do dia nove até o pôr-do-sol do dia dez, esse será considerado um dia sagrado de descanso, e nele ninguém deverá comer nada.” (VAYIKRA – Levítico 23:32)


2.    AS DATAS PODEM VARIAR, ASSIM COMO OS ANOS E MESES, PORÉM O CICLO SEMANAL É O MESMO PARA AMBOS. OS DIAS DA SEMANA NÃO MUDAM.


3.    O SHABAT (DESCANSO SAGRADO) É O SÉTIMO DIA DA SEMANA, COMO ESTABELECIDO PELO CRIADOR.
PORTANTO A COMEMORAÇÃO DO SHABAT ACONTECE EXATAMENTE NO MESMO DIA PARA AMBOS OS CALENDÁRIOS, ASSIM COMO EM VÁRIOS PAÍSES.
ENTRETANTO O QUE MUDA DE LOCAL PARA LOCAL É A HORA DE INÍCIO E HORA DE TÉRMINO, POR CONTA DO FUSO-HORÁRIO, DAÍ ENTÃO CABE A CADA PESSOA SE BASEAR PELO PÔR-DO-SOL DO SEXTO DIA DA SEMANA ATÉ O PÔR-DO-SOL DO SÉTIMO DIA DA SEMANA. 


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COMO OBSERVAR O VERDADEIRO SHABAT CONSIDERADO PELO CRIADOR, VEREMOS NAS PRÓXIMAS PARTES.

QUE O NOSSO ETERNO CRIADOR
YAHUH, E O NOSSO MESTRE YAHUSHUA CONTINUE NOS ABENÇOANDO COM A SABEDORIA DO ALTÍSSIMO PARA COMPREENDERMOS A TUA PALAVRA, E FILTRARMOS SOMENTE A VERDADE!

SHALOM!

FONTES:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_gregoriano#Aceita.C3.A7.C3.A3o

https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_judaico

http://www.fourmilab.ch/documents/calendar/